sábado, 5 de março de 2011

Banalização das palavras: DESIGN

Sabemos que muitas palavras são empregadas de formas incorretas em diversos contextos, mas e ai? vocês escutam e ignoram?
Se continuar assim vai ser como o "imexivel" do Antônio Rogério Magri, em 1990.
Um exemplo?
DESIGN!
Quem já não viu "Hair Design", "Nail Design", "Cake Design" e por ai vai?
MINHA PERGUNTA: algum de vocês que se denominam DESIGNERS pensa? Claro.. pensam, todos pensamos..(duh pra mim), mas realmente projeta?
O Desing É um projeto, mas não apenas o projeto, tem ideias, pesquisa, tem PENSE por de traz disso tudo.
E você Hair Designer? faz algo assim?
Amigo... você É e não deixara de ser CABELEIREIRO!
Nossa amiga Nail Desinger? MANICURE!
Ah o Cake Designer? CONFEITEIRO!
Não meu caro, eu não os odeio, mas desprezo essa "modinha" de que todos são designers.

Um tempo atrás, recebi alguns cartões de visita de algumas confeitarias, cabeleireiros e tal, de um evento que teve. acredite TODOS continham a palavra "Design" acompanhada de seu substantivo de acordo com o estabelecimento.
Não arranquei meus cabelos POR DETALHE!

Ah claro, vocês estudantes e profissionais da área, já foram naquela reunião de família e sempre vem um e pergunta: "E AI como ta a faculdade/o trabalho?" tu diz tudo ótimo tu ta adorando e pá, dae vem aquele tio e fala "Tu nasceu pra isso né! desenha bem desde piá"
Minha vontade é de me esconder. A imagem que todos tem é que tu vai pra faculdade pra ficar desenhando florzinhas e estrelinha.
Se eu quisesse desenhar como profissão, eu ia virar ilustrador! Então estamos tão manchados, tão banalizados no mercado que ninguém nos leva a sério! A pior coisa que já me aconteceu foi abrir o jornal de empregos e achar "procura-se HAIR DESIGNER!"


NÃO! E digo outra vez NÃO! Não calo minha boca, sou estudante, mas futuramente estarei no mercado, eu não aceito que tratem minha profissão como têm tratado, me admiro de ver tantos profissionais ai, aceitando.

Odeio escutar "pois é, tem design de tudo hoje em dia, é uma vergonha..." da boca do pessoal da área e ver que não fazem nada, se tem um infeliz na frente deles dizendo que é designer de "sei-la-o-que" ficar calado e aceitar. NÃO INTERESSA se é teu amigo, CORRIJA!

Se NÓS deixarmos, sinto em dizer, o futuro é uma bosta, pois vão continuar a nos menosprezar e dizer que nosso serviço seu sobrinho de 12 anos pode fazer melhor...
E ai vão deixar assim?

Desculpem sou esquentada e não aceito ver algo que deveria ser tratado com seriedade ser chacota dos outros. E o pior! NÓS somos a chacota.

Já prevejo que dirão que sou cabeça quente e tal, mas e ai? Você bate pé pela sua profissão? Você quer ser reconhecido pelo que é? Ou continuar a ser chacota?


Tchau pra vocês antes que eu seja odiada mundialmente @_@

Nenhum comentário:

Postar um comentário